quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Crônica- O verão que atinge a todos!!

  O verão do Rio de Janeiro é um acontecimento. Influencia todos os habitantes sediados na Cidade Maravilhosa. O calor não leva em conta a opinião de quem prefere o frio e temperaturas mais amenas , as altas temperaturas atingem a todos. Para os muitos que esperam por essa época do ano,uma questão fundamental é poder usufruir da praia . Eu sempre amei verão e praia. Foi a partir do verão passado que tomei conhecimento do projeto PRAIA PARA TODOS. A valiosa iniciativa permite aos portadores de necessidade especial o direito de frequentarem a praia com todo o conforto , segurança e alegria necessárias para um extraordinário lazer a beira mar. Há uma infra-estrutura eficaz propiciando o tão aguardado reencontro com a praia . O período de atuação do projeto costuma ser aquela oportunidade breve de usufruirmos das maravilhas de um dia de sol assim. Até o último verão ele manteve uma base permanenete no posto 03 da praia da Barra aos sábados, no período compreendido entre dezembro e maio.

O PRAIA PARA TODOS desse verão ainda não começou. Sendo a iniciativa um impulso de transformação pessoal de largo alcance, eu tocarei em alguns pontos dele :

01) O mar concentra propriedades de renovação. O contato com a água purifica , oxigena os indíceis de bem estar e nos faz vislumbrar possibilidades de alegria instantâneas. Portanto, para as pessoas que pensam e conseguem realizar tal empreendimento , aqui vai um mar de calorosas palmas;

02)As atividades poliesportivas monitoradas pela competente equipe que participa das ações da empreitada impressiona  pela entrega .Além disso, as intervenções promovidas por músicos convidados pelos organizadores ,as gincanas realizadas para se sortear utensílios fundamentais aos cadeirantes e o bom humor manifestado na realização pelos autores dessas atitudes produzem uma corrente solidária. Isso contagia o público alvo , que normalmente seria privado da chance de estabelecer com o espaço (anti-democrático para os deficientes) da praia. São gestos que alegram os pais , os parentes e cônjugues de quem  nos acompanha e ,dessa maneira, produz momentos especiais . Especial na dimensão que qualquer deficiente gostaria de atribuir à palavra;

03)O PRAIA PARA TODOS está crescendo . Acontece que manter essa infra-estrutura requer planejamento , a viabilização de parcerias e apoios a fim de se manter o direito conseguido pelos idealizadores dessa obra essencial.

  Uma vez apresentadas essas colocações  , agora eu estendo a quem estiver me lendo um pedido...

 Mergulhe nessa praia movida pelo fortalecimento da cidadania e que é um marco para quem a frequenta. Antes do verão de sol a pino começar,  conheça o site do movimento(http://www.praiaparatodos.com.br/) .

 Um abraço PARATODOS!

 André Nóbrega.

2 comentários: