sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Crônica - Simplesmente complicado.

  A Síndrome de Miller Fisher se caracteriza pelos danos causados à mobilidade , a maneira como muda a sua fala e pela limitação causada à coordenação motora fina. Os danos ao corpo são bem agressivos , a minha evolução em relação ao quadro em que há pouco estive é nítida. O trabalho físico , a fisioterapia bem direcionada ,vem alcançando êxitos. Voltar a andar tem sido um objetivo possível atualmente.Eu posso classficar o meu momento atual como sendo o de uma transição. Saio de uma vivência de cadeirante para readiquirir uma demorada autonomia em meu andar. A cadeira é o meio de transporte necessário , ainda. A disciplina usada em dois anos e meio de fisioterapia esbarra na ansiedade em voltar a andar o quanto antes.

 Eu sou muito agradecido pela oportunidade de reversão do meu quadro físico . A Síndrome de Miller Fisher depende muito mais de um esforço contínuo em busca da reabilitação pretendida. O que me pertuba é utilizar a mesma ponderação , equilíbrio e confiança empreendidos na fisioterapia para a minha vivência diária. Clinicamente , a melhora é valiosa. No entanto, não poder fazer agora coisas que em meus 30 anos de vida eu fui capaz( e que há dois anos são ações complicadas) testam a minha limitada capacidade de tranquilidade disponível. Conseguir atravessar a rua com o andador é um ganho , sem dúvida. Tentar subir escadas  , pulando os degraus racionais para se recondicionar é imprudente. Convém agora saber bem  o que posso fazer muito bem ,levando em conta a margem de segurança. Basta chover para a locomoção se complicar. Além de inviabilizar o andador, isso não me dá garantias de não levar um tombo usando a cadeira de rodas. E mesmo chovendo , eu continuo a tocar a minha cadeira pelas ruas onde moro.

  O momento em que eu vi a Lagoa Rodrigo de Freitas de pé novamente foi mágico , ocorreu há mais de um mês atrás. Falta muita coisa para  eu conseguir dar meia volta nela . Para isso ocorrer , devo priorizar os ganhos obtidos desde 2009 com toda a gama de carcaterísticas que possuo. Dando o mesmo peso aos defeitos e qualidades.Saber como utilizar o que tenho de melhor e de pior para processá-los ao meu favor . Controlar a ansiedade para limpar os caminhos das necessidades referentes a cada etapa do processo. É simplesmente complicado. Por isso mesmo , vale à pena prosseguir.

 Um abraço PARATODOS !

 André Nóbrega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário