terça-feira, 16 de agosto de 2011

Crônica- Ansiedade inválida

 Além do direito de voltar a andar nas ruas com andador e cadeira de rodas , poder sair um pouco mais de casa ,  conquistar uma relativa independência , ainda falta muita coisa.

 Quando se amplia um universo pequeno , o instinto de expandir a sua visão e reação das coisas do mundo é um impulso natural .Principalmente , quando o seu mundo recente se aproxima das sensações com as quais você sempre presenciou de forma natural. Andar ,por exemplo. A minha lesão permite uma evolução nesse sentido, por ser tratar de uma agressão sofrida pelo cortéx cerebral , uma especíe de maestro do corpo humano .Através do cortéx cerebral algumas funções vitais do organismo , tais como as ligadas ao movimento e a  fala, são reguladas. O meu 'maestro' vem sendo estimulado desde junho de 2009 à custa de acompanhamento fonoaudiológo , muita fisioterapia e uma reeducação diária minha. No meu caso, a capacidade motora e da fala do corpo permite essa evolução, cabe a mim estimular isso. Se por estou trilhando um bom caminho na reabilitação , me adequar com segurança à passagem do pequeno mundo em que vivi às possibilidades que despontam firmes, ainda falta muita coisa.

 Falta me conscientizar dos limites da minha condição atual . O que posso realizar atualmente sabendo que não tenho a fragilidade de dois anos atrás , nem a consistência ao andar de quando tinha 25 anos . Talvez, faltem certezas relativas ao quanto eu posso evoluir. Em relação ao controle da permanente ansiedade, ainda falta muita coisa.

 Não me nego a cumprir rotinas , estou voltando a trabalhar e encontrar as pessoas. A reeducação inclui identicar os fatores e as causas mais tortuosas a lhe acompanharem. Eu controlo a ansiedade contrapondo uma análise dos fatos e uma ação de vivacidade imediata. Somos seres pensantes e interessantes porque podemos ocupar muitos lugares e papéis distintos. Em matéria de reconhecimento ao aprendizado permitido a partir da minha lesão , ainda falta muita coisa . E ter a consciência desse processo me preenche de alegrias.

Eu sigo na luta , ansioso e perseverante.

Um abraço PARATODOS!!

André Nóbrega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário